GOLPE DOS BOLETOS FALSOS | Redobre o cuidado na hora de efetuar o pagamento.
02.03.2023
Os boletos fazem parte da nossa rotina, sendo um dos meios de pagamento mais comuns no dia a dia. Por esse motivo, muitos fraudadores estão adulterando esses documentos para aplicarem o golpe dos boletos falsos.
Para diminuir o risco de cair nesse golpe, dê preferência à utilização de pagamentos por meio de DDA (Débito Direto Automático) ou de débito em conta. Assim, suas transações ficam bem mais seguras, práticas e rápidas.
Para te ajudar a confirmar a veracidade de um boleto, seja ele físico ou digital*, trouxemos informações importantes que devem ser averiguadas:
Nome do beneficiário
Confirme se o nome da pessoa ou da empresa é de quem realmente deverá receber o valor.
Código de barras
Os três primeiros números são o código do emissor do boleto. Boletos do Itaú sempre começam com “341” e possuem o logo do Itaú. Boletos adulterados podem apresentar o início do código de barras de um emissor e o logo de outro.
Valor
Confira e confirme se o valor a ser pago está correto.
Data de vencimento e erros ortográficos
Boletos falsos geralmente apresentam data de vencimento alterada e erros ortográficos.
Rasuras
Boletos falsos de papel podem apresentar indícios de alteração ou rasuras, principalmente no código de barras e em sua numeração.
*Boleto digital: boleto gerado por meio de links e páginas da internet ou recebido via e-mail, aplicativos de mensagens etc.